15 de fev. de 2008

Andragogia: ferramenta antropológica para ensino de qualidade e comunicação na EJA

Dia 12 último estive reunida com professores do ensino fundamental do município de Manaus para falar de metodologias para o ensino de adultos. Aproveitei a oportunidade para conversar a respeito de "andragogia" enquanto ferramenta antropológica de aprendizagem.

Objetivo: Criar visão epistemológica e direcionar profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos e aprendizagens, desenvolvendo habilidades e competências educacionais em ambiente organizacional em constante mudança.

Paulo Freire, em “Pedagogia do Oprimido”, afirma:

“Ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sozinho, nós homens/mulheres aprendemos através do mundo”.

E na “Pedagogia da Autonomia” diz:

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”.

Eduard Lindeman (1926), identificou pontos-chave para a educação de adultos, mais tarde transformaram-se em suporte de pesquisas. Hoje são fundamentos da moderna teoria da aprendizagem de adulto:

“A orientação de aprendizagem do adulto está centrada na vida; por isto as unidades apropriadas para se organizar seu programa de aprendizagem são as situações de vida e não disciplinas. A experiência é a mais rica fonte para o adulto aprender; por isto, o centro da metodologia da educação do adulto é a análise das experiências”.

John Dewey, (1859-1952)

Toda auténtica educación se efectúa mediante la experiencia. Considera que el aprendizaje experiencial es activo y genera cambios en las personas y en sus entornos, y que no sólo va al interior del cuerpo y del alma del que aprende, sino que utiliza y transforma los ambientes físicos y sociales.


O significado de Andragogia vem do grego: andros = adulto e

agogos = educar)

É o caminho que busca compreender adultos, que não são aprendizes sem experiência, visto que o conhecimento está na realidade.

Estudante adulto:

-Busca desafios e soluções de problemas, que farão diferenças em suas vidas.

-Busca na realidade acadêmica realização tanto profissional como pessoal e aprende melhor quando o assunto é de valor imediato.

-Busca aprender com seus próprios erros e acertos e tem imediata consciência do que não sabe e o quanto a falta de conhecimento o prejudica.


Características de Andragogia e Pedagogia Segundo Cavalcante (1999)

Pedagogia - é a arte e a ciência de ensinar e conduzir as pessoas.

Andragogia - é a arte e a ciência de ajudar as pessoas a aprender.

Na Pedagogia – os objetivos são definidos e formulados pelo professor.

Na Andragogia – os objetivos são negociados com a participação livre e crítica do estudante.

Vale ressaltar que pedagogia e andragogia não se apresentam como formas antagônicas de ensino e sim como práticas complementares (SILVA: 2004).

Lembre-se que um dos princípios para a busca de formação resume-se no fato de alcançar e exercitar a capacitação. Isso não é particularidade do mundo acadêmico é também atribuição de qualquer gestor.


Temos a tendência de achar que a solução de todos os problemas está em nós, em nossas experiências - intuições. Temos que deixar fatos e dados falarem. O grande desafio é sistematizar e analisar cada situação. Quando bem equacionadas, são responsáveis pelo sucesso.

Confrontação da prática:

-Faz do professor um facilitador do processo ensino aprendizagem e,

-Faz do educando um aprendiz, transformando o conhecimento em uma ação recíproca de troca de experiências vivenciadas.

- E o aprendizado se dá em mão dupla de forma dialogal.


A SÍNTESE

Ao lidar com adolescentes (calouros) e liberar adultos (licenciados e /ou bacharelandos) estamos trabalhando no terreno limítrofe de pedagogia e andragogia. Não podemos abandonar os métodos clássicos, de currículos parcialmente estabelecidos e professores que orientem e guiem os estudantes, nem podemos, por outro lado, tolher o amadurecimento dos mesmos através da imposição de um currículo rígido, que não valorize suas iniciativas, suas individualidades, seus ritmos particulares de aprendizado. Precisamos encontrar um meio termo, onde as características positivas da Pedagogia sejam preservadas e as inovações eficientes da Andragogia sejam introduzidas para melhorar o resultado do Processo Educacional. Precisamos estimular o autodidatismo, a capacidade de auto-avaliação e autocrítica, as habilidades profissionais, a capacidade de trabalhar em equipes. Precisamos enfatizar a responsabilidade pessoal pelo próprio aprendizado e a necessidade e capacitação para a aprendizagem continuada ao longo da vida. Precisamos estimular a responsabilidade social, formando profissionais competentes, com auto-estima, seguros de suas habilidades profissionais e comprometidos com a sociedade. Sem dúvida a Andragogia enquanto ferramenta antropológica, apresenta metodologias em que o educador instrui-se na lida com o ‘outro’, atingindo assim, os objetivos aos quais se propõe.

Maria do Perpétuo Socorro Nóbrega Ribeiro. mnobrega@uea.edu.br

Um comentário:

Tatá disse...
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