21 de mai. de 2007

Notas sobre método na pesquisa

Notas sobre método na pesquisa

O “método” pode ser considerado, basicamente, como sendo o modo de acesso a um determinado “objeto”, ser ou fenômeno. O método requer interpretação, abstração filosófica, visão de mundo e “lentes” aguçadas de cada pesquisador. Juntamente com os procedimentos funcionais avança-se ou não em direção ao conhecimento deste objeto de pesquisa.

Acredite, independente de sua formação, a

... ciência social ... nos ensinou como é possível elucidar de maneira brilhante um sistema [...] de valores em sua totalidade, com o uso de um método intensivo de registrar em detalhes minuciosos um único acontecimento, desde que seja situado com todo o cuidado em seu contexto global, e com todo o cuidado analisado pelo seu significado cultural (STONE, 199: 25-26).

O caminho percorrido nos corredores do ensino, durante 17 anos, especificamente na área de elétrica (eletricidade I e II e Análise de Circuito I e II), me distanciou da essência humana me enclausurando no tecnicismo o qual fui formada (forjada), somente, depois de parar para pensar na existência humana e iniciar o curso de mestrado em educação UFAM/2003, pude compreender a valor desses registros, vindo compreender que as ciências são teias imbricadas, cuja premissa é inculcar conhecimentos nas sociedades humanas a partir de seus saberes e não fragmentá-los.

Bye, eu volto.

Profa. Ma. do P. Socorro Nóbrega Ribeiro

2 comentários:

Keren disse...

Eu te amo
eu te admiro
vc é minha inspiração diária qdo me depara com os obstáculos da vida
seu exemplo de vida me ensina e ainda hoje tenho muito a aprender com você
mestre,
mãe,
amiga,
irmã.

nead disse...

Te amo filha, estamos em constante aprendizado uns com os outros. Bjk