21 de mai. de 2007

Monografia: primeiras dicas

Olá

O tempo, arquiinimigo de todos nós, seres pós-modernos, me reteve, mas, ta aí a primeira dica sobre Monografia.

O QUE É UMA MONOGRAFIA?

É a descrição de um texto com formato pré-definido, de resultados obtidos em um estudo aprofundado de um determinado assunto em alguma área, científica ou não.

Os objetivos da monografia: esclarecer um determinado tema e propor formas de organizá-lo e analisá-lo.

Normalmente se organiza em uma das seguintes formas:

  • uma revisão bibliográfica abrangente de um determinado assunto.
  • uma revisão bibliográfica, complementada por um estudo de caso da aplicabilidade de uma técnica ou abordagem estudada.
  • uma revisão bibliográfica associada à investigação de formas de solução de um determinado problema.

Não é necessário que uma monografia apresente resultados como aqueles exigidos nas teses de doutorado, ou, em menor grau, em uma dissertação de mestrado.

Os resultados estão mais associados à organização e análise comparativa e crítica das idéias em torno de um determinado assunto.

Desta forma, uma revisão bibliográfica das obras mais importantes em uma determinada área é parte essencial para o início da construção de uma monografia.

O texto deve ser pensado como proporcionando ao leitor uma fonte de estudo em um assunto, fornecendo desde os conceitos fundamentais da área (Estado da Arte) até uma visão mais aprofundada dos conteúdos que a compõem.

A monografia deve ser escrita em linguagem clara e objetiva.

Um texto científico deve ser: objetivo, preciso, imparcial, claro, coerente, e impessoal. Deve ter uma seqüência lógica apresentando com precisão as idéias, as pesquisas, os dados, os resultados do estudo, sem prolongar-se por questões de menor importância. Quanto aos verbos devem ser utilizados na terceira pessoa do singular ou de acordo com a sugestão do professor orientador, nunca na primeira pessoa.

Maria do P. Socorro Nóbrega Ribeiro

Professora de Metodologia e Questões Amazônicas/CEFET-AM e UEA

Nenhum comentário: